segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Deserto !!!!!


I ae Cambada... A paz do Senhor!!!!!

De uns dias pra cá, Deus realmente tem me feito muitas surpresas hehe (aguardem os próximos posts), mas hoje parei para pensar; Qual a diferença entre DESERTO e CAVERNA?

Deus resolveu dar uma forjada em mim, e eu costumava dizer que estava na caverna sendo forjado, BALELA!!!!

Na passagem que se passa em 1 Reis 19, mostra o caso do profeta Elias. O cara que simplesmente derrotou 450 profetas de baal, que por sua oração fez cair o maior temporal em uma terra que não via água há 3 anos.

Mas ai o que aconteceu, o raio da Jezabel, resolveu atormentar a vida de Elias, e ameaça-lo...

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. 1 Reis 19:02

Jezabel antes desse versículo já havia matado uma porrada de profetas já, e ai, resolveu pegar no pé de Elias.

Elias mais do que de pressa, saiu fincado, e foi para o deserto, e como se não bastasse, lá desejou a morte...

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:04

Eu paro e penso: como estava a cabeça de Elias diante de tal situação, a ponto de orar e pedir a Deus que tire a sua vida.

Eu nunca parei para me imaginar em uma situação dessas, você já se imaginou em uma situação assim?

Fico tentando imaginar o tamanho da amargura, da tristesza, da frustração que Elias estava sentindo.

Nisso, Elias dormiu em baixo de uma árvore, quando o anjo do Senhor veio, deu uma cutucada em Elias, e mandou o cara comer (Alguém ai parou para pensar nisso, como deve ser comer uma comida preparada poor um anjo hehe)

Elias comeu, virou para o lado e dormiu de novo. Nisso, novamente o anjo volta e diz para Elias comer de novo, e ainda por cima com um agravante, a grosso modo falando, o anjo meio que falou que era para Elias comer, porque ele ia caminhar um pouquinho... Só um pouquinho...

E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

Quando isso acontesse, fico imaginando o trabalhar de Deus na vida de Elias. Deus manda o anjo levar o alimento a primeira vez, imagino que Elias deveria estar muito cansado, tanto fisicamente como mentalmente, Elias dorme de novo, e depois mais tarde o anjo de novo leva mais comida, e ainda diz que ele vai caminhar um pouquinho rs.

Ai então no versículo 8 eu fiquei meio pensativo...

Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

E ali entrou numa caverna e passou ali à noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

1 Reis 19:08-09

Elias comeu duas vezes, e caminhou 40 dias, é só algo vindo realmente de Deus para fazer isso. Nem o feijão da minha avó da tanta sustança rsrs.

E chegando la no monte Elias encontra uma caverna, e entra nela. Fico imaginando o tamanho da tristeza que Elias estava sentindo.

E Elias respondeu...

E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. 1 Reis 19:10

Elias estava triste, Jezabel já havia matado uma porrada de gente, e desta vez estava indo atrás de Elias.

Mas ai nessa Deus diz que Elias não estava sozinho...

Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. 1 Reis 19:19

Nisso Deus da algumas ordens a Elias, quando nesse periodo Deus manda ele procurar certas pessoas, e entre elas Eliseu, que mais pra frente viria a ser seu substituto.

A caverna é meio que sinônimo de depressão. Do fato de Elias, um homen realmente de Deus, ter ficado triste a tal ponto de desejar a morte. No meu entende acho que Deus não forja as pessoas na caverna, tanto é que Ele manda Elias sair da caverna umas duas vezes.

Já no caso do deserto é meio diferente, pelo o que entendi, o cara vai para o deserto para se preparar para algo, realmente para ser forjado.

No caso de Jesus, por exemplo, Ele passou 40 dias no deserto realmente sendo FOOOOOORJADO, como se não bastasse passar 40 dias de jejum, em um deserto, a palavra ainda diz que Ele passou 40 dias no deserto, jejuando, e ainda por cima sendo tentado pelo diabo. Caraca.

E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. Lucas 4:02

João viveu em um deserto, Moisés passou 40 anos camelando no deserto, e todos eles foram forjados por Deus aonde??? NO DESERTO.

E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça. Atos 7:30

Ou seja, não podemos confundir caverna, com deserto, são duas coisas totalmente diferentes, por mais que às vezes a caverna fique no meio do deserto, não devemos entrar nela.

Fiquem com Deus

FM


http://twitter.com/#!/fermanzini


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001140044070

Um comentário:

  1. Amigo..a melhor escola é o deserto!! Mensagem do Bola sede no domingo(13/02/11)

    ResponderExcluir